terça-feira, 12 de dezembro de 2023

O COMUNISMO E OS COMUNISTAS (27/10/1946)

 

O COMUNISMO E OS COMUNISTAS (27/10/1946)

Plínio Salgado

Sustento, por conseguinte, este princípio fundamental da nossa propaganda. Doutrinariamente, ideologicamente, combatemos o comunismo, não por ser um partido adverso ao nosso, mas porque é uma doutrina filosófica baseada no socialismo de Marx, e o socialismo de Marx é baseado no materialismo histórico, e nós somos espiritualistas.

Só por isso o combatemos no campo doutrinário, procurando esclarecer o povo brasileiro acerca desse problema de ordem filosófica.

Não combatemos os comunistas. São brasileiros, muitos deles revoltados por injustiças reais, muitos desejando uma melhor situação para as classes desfavorecidas, muitos deles com maior teor de dignidade do que o burguês, que tem uma vida má, vida de prazeres (muito bem, palmas), e que quer combater o comunismo, apenas, porque quer defender a sua propriedade, da qual ele usa e abusa em detrimento dos princípios cristãos que devem reger o uso da propriedade. (Palmas).

Eu, portanto, recomendo a todos aqueles que comigo estão nesta batalha pelo bem do Brasil, pelo amor às nossas tradições, pela afirmação da nossa espiritualidade, da nossa crença em Deus, e na imortalidade da alma humana; recomendo que tratem carinhosamente o comunista combatendo vigorosamente o comunismo (palmas), combatendo essa doutrina materialista, pela nossa convicção espiritualista. Amemos o nosso próximo, seja ele quem for, e procuremos, pela ação pessoal conquistar, um a um, os brasileiros.

 

SALGADO, Plínio. Discursos (1ª Série – 1946/1947). 1ª edição. São Paulo: Panorama, 1948; páginas 50 e 51. Excerto do Discurso pronunciado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, em 27 de Outubro de 1946.

Nenhum comentário:

Postar um comentário